Escola do SÃtio Campinas: Uma Imersão na Natureza e na Educação Construtivista
- ceciliamourtada
- 9 de ago. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 15 de ago. de 2024
A Escola do SÃtio em Campinas, localizada em Barão Geraldo, é uma verdadeira imersão na natureza, proporcionando uma experiência educacional única que se diferencia das escolas tradicionais. Logo ao chegarmos, embora tenhamos esperado um tempo para sermos atendidos, o ambiente acolhedor e integrado à natureza fez com que o tempo passasse de forma agradável, diferente de outras visitas a escolas.
Fundada por um casal que buscava uma educação não tradicional e não religiosa para seus filhos, a escola está sob a gestão da terceira geração de mantenedores, que há 20 anos se dedicam a manter os valores originais da instituição. Seguindo o método construtivista, a Escola do SÃtio não adota materiais didáticos convencionais. Em vez disso, trabalha em cima de projetos que são desenvolvidos com base em objetos percursores apresentados pelos professores. Cada projeto pode tomar diferentes rumos, dependendo das questões levantadas pelos alunos. Ao término de cada projeto, se houver lacunas em relação ao BNCC (Base Nacional Comum Curricular), os professores introduzem atividades complementares para garantir que todo o currÃculo seja abordado.
Ou seja a previsibilidade de conteúdo não existe, uma vez que eles trabalham com projetos que dependem das questões levantadas pelos alunos a partir dos objetos e temas apresentados. Por isso, é difÃcil prever, por exemplo, "em setembro meu filho vai aprender plano cartesiano".
Uma das primeiras impressões que tive foi sobre a arquitetura e o ambiente da escola. Apesar de ser uma construção antiga, a escola está bem conservada, mantendo uma autêntica cara de sÃtio. No entanto, não fiquei completamente encantada com as salas de aula; achei-as um pouco escuras e não tão acolhedoras. Por outro lado, vi crianças felizes e engajadas, com bastante espaço para brincar e explorar. A liberdade e a segurança proporcionadas pelo ambiente permitiam que as crianças realizassem atividades de forma autônoma, sem a necessidade constante de um adulto por perto.
Fui também apresentada a uma parte nova das instalações, que foi recentemente adquirida e ainda está parcialmente em reforma. Com essa ampliação, a escola conseguiu aumentar os espaços disponÃveis, o que demonstra um compromisso contÃnuo em melhorar e expandir suas ofertas educacionais.
Outro ponto importante é a abordagem da escola em relação à s adaptações para alunos com diagnósticos. Eles explicaram que tratam cada aluno como um indivÃduo, adaptando o ensino conforme as necessidades de cada um. Esse cuidado com a individualidade pode levar, em alguns casos, à recusa de novos alunos. Isso ocorre não por falta de vagas, mas pela capacidade de oferecer a atenção necessária a todos, considerando que só há uma sala por ano e, à s vezes, já existem alunos que demandam maior atenção.
Durante a visita, Catarina ficou encantada com o ambiente, especialmente com as galinhas. Pela primeira vez, ela expressou de forma clara o desejo de mudar de escola imediatamente, algo que não tinha acontecido em outras visitas. O ambiente foi mágico para ela, e foi difÃcil deixá-lo sem explorar mais.
Apesar de todos os pontos positivos, há valores e prioridades pessoais que me fazem hesitar em matricular a Catarina na Escola do SÃtio. Existem aspectos que considero inegociáveis na educação dela e que a escola não oferece. No entanto, reconheço que é uma instituição maravilhosa, com uma abordagem única e muito especial. Para muitas famÃlias, pode ser a escolha ideal, mas não para todos. A Escola do SÃtio certamente merece ser indicada para aqueles que buscam uma educação diferenciada, mas a escolha deve estar alinhada com os valores e necessidades de cada famÃlia.