Maple Bear Campinas Hípica
- ceciliamourtada
- 4 de jun. de 2024
- 4 min de leitura
Uma Avaliação Completa
Sobre a Maple Bear Campinas Hípica
A Maple Bear é uma rede internacional de escolas que oferece educação bilíngue baseada no sistema educacional canadense, reconhecido por sua qualidade e inovação. A Maple Bear Campinas Hípica, localizada em um dos bairros mais prestigiados de Campinas, é uma unidade nova que atualmente oferece educação infantil e até o 2º ano do ensino fundamental. À medida que os alunos forem progredindo, a escola irá expandir para atender outras turmas.
A escola está situada em um espaço que anteriormente fazia parte da Escola Comunitária, o que lhe confere um charme especial. O campus é lindíssimo, com uma casa na árvore, um playground com areia para os menores e uma área de playground incrível para os maiores. Além disso, a escola conta com uma quadra coberta, com um circuito para os menores andarem de carrinho, e uma quadra descoberta.
Relato Pessoal
Ao chegar à Maple Bear Campinas Hípica, fui recebida com cordialidade e profissionalismo. A estrutura da escola está bem cuidada e impressiona de imediato, com ambientes bem planejados e adequados para diferentes atividades. A arquitetura e a organização do espaço são projetadas para promover um ambiente de aprendizagem seguro e estimulante. As salas são bem acolhedoras e divididas entre conteúdos de português e inglês, criando um ambiente adequado para a aprendizagem bilíngue.
A Maple Bear conta com uma grade de aulas divididas igualmente entre inglês e português (50% em cada língua), o que estimula a participação ativa e o desenvolvimento de habilidades críticas e criativas. Nos próximos anos as crianças poderão aderir ao Francês como 3ª língua.
As atividades extracurriculares são oferecidas em inglês, exceto os esportes.
As salas de aula são equipadas para atender até 20 alunos e contam com um professor e um auxiliar.
Atualmente, o 1º ano tem apenas 5 alunos e a escola tem menos de 90 alunos.
A escola segue o calendário brasileiro, celebrando datas culturais como festa junina e carnaval.
As crianças começam a aprender letra cursiva apenas no 3º ano. No entanto, a letra cursiva não é exigida para avaliação, permitindo que os alunos escolham o estilo de escrita com o qual se sentem mais confortáveis.
Os banheiros não estão nas salas, e os alunos têm horários definidos para usá-los, mas podem solicitar para ir em outros momentos, recebendo um passe para isso.
Perguntei muito sobre as perspectivas para o futuro, uma vez que, caso eu opte por colocar minha filha lá, será para que ela siga um trajeto educacional completo. Levei em conta a semente que temos plantado com nossa filha e o que já temos como referência das escolas em que ela estuda e estudou, além dos relatos de outros pais conhecidos e das experiências com as escolas onde nossos alunos estudam.
Por volta do 5º ano, os alunos serão estimulados a formar uma associação/grêmio.
O aluno sai da escola com uma certificação internacional, que tem a somatória de pontos dentro das disciplinas, refletindo em admissões internacionais. Isso começa a ser pontuado no High School (ensino médio).
A partir do 5º ou 6º ano, eles têm o Summer Camp, um curso de férias fora do país que funciona como um intercâmbio.
Ao longo do ano, a escola também faz passeios opcionais com os alunos.
Suporte e Adaptações
Perguntei sobre adaptações para alunos que tenham dificuldades diagnosticadas, e a escola oferece suporte personalizado. Os pais também podem optar por trazer profissionais externos para acompanhar seus filhos. A escola faz adaptações no formato das provas, como ajuste no tamanho, uso de ledor e tempo adicional, entre outras, conforme necessário.
Eles se mostraram muito abertos a ser uma verdadeira rede de apoio para as famílias e também a dialogar com a Tutores, o que me deixou muito animada.
Fui à visita como mãe, mas essa foi também uma vitória para a Tutores, que teve a primeira porta aberta.
Segurança e Atendimento
A escola preza pela segurança e demonstrou isso previamente à visita, assegurando algumas informações para o agendamento. Chegando lá, fomos recebidos por alguém da equipe que nos direcionou para a diretora, que fez todo o acompanhamento da visita. Fomos extremamente bem atendidos tanto no WhatsApp, após o preenchimento do formulário no site, quanto pessoalmente, por cada pessoa da equipe que cruzamos.
Olhar de Criança
Durante a visita, minha filha Catarina nos acompanhou e ficou encantada com o local. Ela adorou a casa na árvore e os playgrounds, especialmente o brinquedo para os maiores, inclusive não queria ir embora. Ver a alegria dela ao explorar a escola me deixou ainda mais confiante na qualidade e potencial da Maple Bear Campinas Hípica.
A escola oferece um ambiente que equilibra perfeitamente a seriedade do aprendizado com a leveza da infância. A Catarina se adapta muito fácil e isso se refletiu na expressão dela ao visitar a escola. Apesar de amar a escola atual, também amou essa, que tem um conceito e estrutura bem diferentes da escola dela.
A Maple Bear dá mais espaço para ser criança e brincar, o que se mostra na formatação da unidade, que tem bastante natureza e até uma horta.
A escola combina inovação, qualidade e um ambiente acolhedor, nossa experiência foi muito positiva, e acredito que outras famílias também encontrarão lá uma ótima opção educacional para seus filhos. A estrutura da escola estava bem cuidada e a pequena gostou bastante, até mais que a escola atual, o que definitivamente os coloca na nossa lista de indicações para alunos da Tutores e outras famílias, apesar de a unidade em si não se adequar para os nossos alunos que atualmente buscam uma nova escola por uma questão de etariedade. Ela ganhou nosso coração e merece ser considerada por quem busca uma educação bilíngue e de qualidade. Este texto reflete minhas impressões como mãe e profissional durante uma visita à Maple Bear Campinas Hípica. Embora seja passível de alguma falha em alguma informação, é importante destacar que os pais que nos procuram, incluindo pais de nossos alunos, desejam saber se a escola atende às necessidades de suas crianças e se nós, como fonte de confiança, recomendamos ou não essa escola. Posso afirmar que sim. Finalmente, temos a primeira escola que podemos indicar. Em situações em que as escolas se recusam a fazer as adaptações que são direito das crianças, sem oferecer opções alternativas, estamos prontos para oferecer suporte adicional, incluindo encaminhamento para uma advogada especializada nesses casos. No entanto, nosso objetivo principal é continuar conhecendo mais escolas, pois queremos ampliar a rede de apoio dessas famílias. Além do sucesso acadêmico, queremos garantir que nossos alunos sejam felizes durante todo o processo de aprendizado.
Comments